TEMPLO SHOBOJI

Cerimônias

Cerimônias

Cerimônia de Conversão (gojukai) – recebimento dos preceitos

Cerimônia de Conversão (gojukai) ou recebimento dos preceitos é um cerimonial pelo qual se realiza o juramento ao Gohonzon de que irá praticar a fé na Verdadeira Lei de Nichiren Daishonin, abandonando todas as calúnias à Lei.

Deve se preparar para essa ocasião com a determinação adequada para essa nova partida em sua vida, portando o juzu e a liturgia da Nichiren Shoshu.

Cerimônia em Celebração à Eternização da Vida de Nichiren Daishonin nos Templos Filiais – Nichiren Daishonin Oeshiki

Oeshiki, a Cerimônia em Celebração à Eternização da Vida de Nichiren Daishonin realizada nos templos filiais da Nichiren Shoshu, é um solene cerimonial em que é celebrado o “falecimento-não falecimento” de Nichiren Daishonin, o Buda Original da Era do Fim do Darma segundo o mesmo significado dessa cerimônia no Templo Principal, e na qual realizamos o juramento de propagar a Verdadeira Lei.

No Oeshiki, realiza-se o oferecimento da leitura respeitosa de “O Bem da Terra Baseado no Estabelecimento da Verdade (Rissho Ankoku Ron)” pelo Sacerdote Prior, bem como das cartas de admoestação dos Reverendíssimos Soberanos da Lei de cada época pelos demais sacerdotes, seguida da preleção para propagação do ensino.

Participação na Cerimônia de Oko

No templo da Nichiren Shoshu é realizada mensalmente a Cerimônia de Oko, em celebração ao dia de falecimento (dia 13) do Buda Original Nichiren Daishonin.

A Cerimônia de Oko, também denominada “Oko em Retribuição pelas Dívidas de Gratidão”, é um cerimonial em que os clérigos e adeptos se reúnem para retribuir a Nichiren Daishonin pelas dívidas de gratidão. Nessa cerimônia, após o oferecimento de pratos (kenzen), a leitura do Sutra e a recitação de daimoku, é realizada a preleção pelo sacerdote.

Enquanto vivemos, recebemos vários favores. E, na condição de seres humanos, jamais devemos nos esquecer de retribuir pó esses favores recebidos (dívida de gratidão).

Na escritura “Sobre as Quatro Espécies de Dívida de Gratidão (Shion Sho)” Nichiren Daishonin indica as quatro espécies de dívida de gratidão: “dívida de gratidão a todos os seres; aos pais; ao soberano; e aos Três Tesouros” e ensina a importância de se conscientizar bem sobre esses favores recebidos, ou seja, as dívidas de gratidão, e retribuí-las baseado na Verdadeira Lei.
Especialmente quanto aos Três Tesouros – Buda, Lei e Sacerdote – que nos conduzem à Iluminação, a mais elevada condição de vida, a nossa dívida de gratidão com relação às suas virtudes é a maior de todas. Participar na Cerimônia de Oko e retribuir pela dívida de gratidão ao Buda Original da Era do Fim do Darma, Nichiren Daishonin, é praticar a retribuição pelas dívidas de gratidão aos Três Tesouros.

Nichiren Daishonin também ensina:

Haja o que houver, aproxime-se do sacerdote que conhece o propósito deste Sutra e conduza os passos de sua prática da fé, ouvindo cada vez mais o princípio da Lei.
Carta ao Suzerano Niike (Niike Gosho)

Participando da Cerimônia de Oko e ouvindo as preleções dos sacerdotes, podemos estabelecer uma prática da fé sólida que não se deixa ser influenciada por más relações.

Vamos participar todos os meses, sem falta, na Cerimônia de Oko, com toda a família.

Cerimônia em Celebração ao Estabelecimento do Verdadeiro Budismo – Risshu E  (28 de abril)

No dia 28 de abril de 1253, Nichiren Daishonin recitou o daimoku do Nam-Myoho-Rengue-Kyo pela primeira vez, estabelecendo o Verdadeiro Budismo.

Essa Cerimônia em Celebração ao Estabelecimento do Verdadeiro Budismo é um cerimonial para comemorarmos o dia em que foi estabelecida a única Verdadeira Lei para salvação de todas as pessoas, e para retribuirmos pelas dívidas de gratidão a Nichiren Daishonin.

Cerimônia em Celebração ao Dia do Falecimento de Nikko Shonin – Koshi-E (7 de fevereiro)

Nikko Shonin, o segundo Reverendíssimo Soberano da Lei da Nichiren Shoshu, desde jovem sempre serviu devotadamente a Nichiren Daishonin e, dentre muitos outros discípulos, foi o único que percebeu e reverenciou Nichiren Daishonin como Buda Original. Antes do falecimento do fundador Nichiren Daishonin, Nikko Shonin herdou a totalidade do Budismo. Para transmitir corretamente o ensino de Nichiren Daishonin para a posteridade. Nikko Shonin deixou o Monte Minobu e estabeleceu o Taisekiji, além de se dedicar na coletânea das escrituras e no desenvolvimento de seus adeptos. Depois de transmitir a Pulsação Vital da Lei a Nichimoku Shonin, faleceu no dia 7 de fevereiro de 1333, aos 88 anos de idade.

A Cerimônia em Celebração ao Dia do Falecimento de Nikko Shonin (Koshi E) é realizada para agradecermos a Nikko Shonin pela sua grandiosa benevolência.